Translate!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Passeando na cidade de São Paulo: Museu do Ipiranga / Museu Paulista

 
 
A idéia de erguer um monumento em homenagem à independência do Brasil no local da proclamação, às margens do rio Ipiranga, surgiu meses depois ao acontecimento. No entanto somente após 68 anos da proclamação que a idéia se concretizou com a inauguração do edifício-monumento, em 1890. Para tal, em 1884 foi contratado como arquiteto o engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi.
 
O estilo arquitetônico adotado, eclético, há muito estava em curso na Europa e viria marcar, a partir do final do século XIX, a transformação arquitetônica de São Paulo. Bezzi utilizou, de forma simplificada, o modelo de palácio renascentista. Em frente ao grande palácio ficam os jardins, uma réplica em tamanho reduzido dos jardins do Palácio de Versailles, obra do paisagista Arsênio Puttemans. Encontra-se também a Casa do Grito, o Monumento da Independência e a capela Imperial Leopoldina. A iluminação especial noturna, que revela detalhes arquitetônicos do prédio, só ocorre em datas especiais, como 7 de setembro.
 
Atualmente o museu é um dos ícones da cidade e sua importância é marcada tanto pela imponência do prédio e de suas instalações quanto pela grande parte da história do Brasil que abrange. Conta com um acervo de mais de 125 mil peças, entre mobiliários, trajes e utensílios que pertenceram a figuras da história brasileira como bandeirantes, imperadores e barões paulistas do café.O lugar esconde objetos curiosos, como ferros antigos de passar roupas, uma caixa registradora e globos de vidro com a água dos principais rios do Brasil.
 
Há ainda coleções de armas brancas, peças da Revolução Constitucionalista de 1932 e uma sala reservada a Santos Dumont, pioneiro da aviação, com maquetes de seus aparelhos e objetos de uso pessoal. Além disso, as instalações do museu abrigam uma biblioteca com cem mil volumes, um Centro de Documentação Histórica com 40 mil manuscritos e laboratórios de conservação e restauração de peças e documentos. Ao redor do prédio, um grande e belíssimo jardim é utilizado como recanto para os românticos, usado para os exercícios de quem gosta de ginástica ou para recreação das crianças.



Serviço:
Museu Paulista (Museu do Ipiranga) Parque da Independência, s/nº - Ipiranga - Zona Sul
Tel.: (11) 2065-8000
Site: www.mp.usp.br
E-mail: mp@edu.usp.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h
Preço: R$ 6 (inteira) e R$ 3 para estudantes. Grátis para crianças até seis anos, idosos e portadores de necessidades e também no primeiro e terceiro domingos do mês. O acesso ao jardim e ao monumento é livre.


Como chegar:
Perto da estação:  Alto do Ipiranga
Endereço: Parque da Independência, s/nº
Fone: (11) 2065-8000

Distância aprox. do metrô: 2186 metros a pé.

Estação Alto do Ipiranga

Linha 2 - Verde (Vila Madalena - Vila Prudente)
Endereço: Avenida Doutor Gentil de Moura com a Rua Visconde de Pirajá
Horário de Funcionamento: 4h40 às 00h30
Aos sábados: 4h40 às 1h00

Um comentário:

  1. Great Job! Mirela in creating the home about Sao Paulo. I like it bcse it includes the metro public transportation as an option including schedule and prices!!! So the tourits and friend can be prepare. Please include list of restaurant that offer Brazilian tipical food...

    ResponderExcluir